Sinopse: Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites.
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados.
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir.
Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.
"Eu nunca lhe trataria como uma borboleta, como algo que eu tivesse capturado para minha própria diversão. Eu nunca prenderia você em uma caixa de papelão e cortaria suas asas."
"Se você esperar até que a sua cicatriz desapareça, Julianne, você vai esperar para sempre. Cicatrizes nunca desaparecem. A pintura de Caravaggio me mostrou isso claramente. Cicatrizes podem curar e podemos esquecê-las com o tempo, mas elas são permanentes. Nem mesmo Jesus perdeu suas cicatrizes."
Esse livro tem um roteiro tradicional, sem ter a pitada erótica que se encontra tão em cheque atualmente. Os protagonistas da estória são pessoas perturbadas, eles tem seus problemas e limitações mas a luta por construir e manter seu relacionamento é tocante.
Por ter sido inspirado em Dante e Beatrice essa estória alcançou sei diferencial, que é o que a torna tão cativante. Intenso, maravilhoso, perturbador e emocionante. Essa história foi simplesmente maravilhosa; um romance tradicional, sim, mas com uma pitada de Dante - o que acrescenta emoção e diferencial suficiente para qualquer história. É simplesmente necessário conhecer o inferno para poder apreciar o paraíso!
Gabriel é o símbolo de Dante, um homem (ou anjo) atormentado que precisa de redenção, atravessando seu tortuoso caminho pelo inferno. "A descida ao inferno é fácil." Essa frase mostra o quão simples é para alguém cair, mas traz a tona o fato de que leva tempo para se conseguir estar redimido perante si mesmo e perante os homens. Esse é Gabriel Emerson.
Julianne é o tradicional modelo de garota virgem e delicada. Seus temores e baixa auto-estima vem de uma série de traumas que a tornam insegura. Ela é a Beatrice de Dante, o seu ideal de anjo de luz que mostra o caminho para a liberdade. A Vênus de Botticelli, o par perfeito para Gabriel.
Após se conhecerem e se separarem por situações além de seu controle eles se reencontram como professor e aluna, o que torna tudo ainda mais complicado. Gabriel a despreza e a trata tão indiferente quanto pode para tentar esconder suas reais emoções. Julia se tranca sob uma "máscara de ferro" que a torna publicamente inabalável.
Mas, como tudo parece fugir constantemente do controle deles, o destino os coloca juntos novamente - como um casal. E, depois disso eles se tornam inseparáveis. O passado - como real monstro constantemente a espreita - os alcança e eleva a situação a outro nível.
Fiquei congelada nas minhas emoções e não queria abandonar esse livro tão rapidamente, quase chorei no ônibus (risos), as personagens são tão intensas que fiquei roendo as unhas de desejo por um Gabriel (hahaha') Recomendo esse livro, sim, mil vezes, para quem gosta de um romance tradicional, onde já sabemos que as personagens terminam juntas, mas que tem todo um mistério envolvido, essa é a história perfeita.
Por: Cinthia Nattali