O Festim dos Corvos - As Crônicas de Gelo e Fogo
Livro Quatro
Sinopse: Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?
Porto Real vem afundando...
Bem, só posso começar dizendo que fui muito sortuda! Pude ler os quatro primeiros livros da série sem esperar pelo lançamento do próximo e agora só falta comprar o quinto. Mas, eu sou paciente, vou conseguir esperar.
Depois de tanta ação e tantas mortes que aconteceram no A Tormenta de Espadas esse quarto volume d'As Crônicas de Gelo e Fogo pode ser considerado parado. Mas, mesmo assim, a genialidade do nosso Tio George não deixa a desejar, e estou ansiosa para ler o Dança dos Dragões!
Esse volume, em especial, ficou centralizado e Porto Real e o que começava a acontecer agora que Cersei Lannister é a Rainha Regente. Claro, ela faz um monte de besteiras e quem já leu os livros anteriores sabe muito bem do que eu estou falando. No começo achei que ela era a vilã perfeita! Sem erros e com uma inteligência muito bem escondida por traz de um rostinho bonito, mas... Depois da morte do seu pai Tywin ela fica meio perdida e é aí que começa a dar uns vacilos tremendos! Tantos que tenta se livrar de Margaery Tyrell e acaba presa junto com ela!
Uma mudança de dentro pra fora que me impressionou tanto foi a de Jaime. No começo da série eu tinha um ódio mortal por ele, mas agora... Não sei! Acho que se alguma coisa de ruim acontecer com ele eu vou ficar muito aflita! Ele ainda não me conquistou de todo o coração mais mesmo assim sinto que ele já é um personagem importante pra mim.
Brienne, tadinha, sofreu muito nesse quarto volume e o seu final não foi tão bonito como eu esperava que fosse. Achei que a Senhora Coração de Pedra ficaria feliz por ver que ela ainda estava no caminho de cumprir a sua promessa mas a coisa foi completamente diferente do que eu queria. Afinal, o nome dela é Coração de Pedra.
Gostei bastante do autor ter se centrado em Dorne e no que acontece ali naquele reino. Em como as Serpentes de Areia estavam tentando vingar a morte do pai, mas a inteligência do Príncipe Doran Martell que era muito subestimado por todos, principalmente por sua filha Arianne, se mostrou ser tão impressionante.
Uma coisa que me desagradou muito do começo ao fim foi as guerras travadas pelos homens de ferro. Não sei se é porque eu não simpatizo de jeito nenhum com os Greyjoy ou se é aquele deus afogado deles que me deixa com os nervos aflitos. Mas, o que acontece ali também é importante para o futuro de Westeros então...
Agora, Arya. Ela ter chegado a Bravos e ter ido para o templo do deus de muitas faces também foi impressionante. Agora, deixar quem ela realmente é para traz foi algo com que fui meio contra. No entanto, ela é uma aprendiz no templo e tem que cumprir as ordens que lhes dão. Odiaria muito se ela se separasse de Agulha novamente, mas ela foi bem esperta em esconder sua espada. Ajudar Sam também foi algo muito bem planejado pelo autor e quando ela ficou cega eu fiquei tão nervosa que cheguei a fechar o livro com força!
Uma coisa que eu aprendi com As Crônicas de Gelo e fogo é que, não importa o que aconteça no decorrer da história, algo pior sempre pode acontecer. Então, tento não me surpreender tanto, mas mesmo assim, a genialidade e a inteligência de Tio George conseguem me deixar com o coração na mão!
Por: Cinthia Nattali
0 comentários:
Postar um comentário